Agricultura Familiar

Agricultura Familiar



Linhas de Crédito do Pronaf

A força que você e sua família precisam para vencer os desafios.

No Sicoob, o pequeno produtor rural, que desenvolve suas atividades com emprego direto de sua força de trabalho e de sua família, tem acesso aos recursos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Criado pelo Governo Federal, o programa oferece linhas de crédito específicas para financiar a produção e a melhoria de infraestrutura, com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade desse segmento.

Para acessar as linhas do Pronaf o cooperado deverá enquadrar-se nas regras do Programa e apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - documento que pode ser obtido em uma das entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na região do produtor – e apresentar na cooperativa.

No Sicoob, o cooperado conta com diversas linhas de crédito destinadas aos beneficiários do Pronaf, com destaque para a modalidade denominada Pronaf Simplificado.

Com o Pronaf Simplificado*, os cooperados Sicoob podem contratar ou renovar o crédito de forma mais rápida. Confira as vantagens do modelo simplificado:

Agilidade na concessão – formalização por meio de termo de adesão.
Redução das exigências de documentação nas ocasiões de renovação do crédito, desde que não altere as características do empreendimento.
Otimização de custos para o produtor, principalmente os decorrentes de registro de garantias em cartório.
Melhor gestão da renovação dos financiamentos destinados ao custeio agropecuário.


Procure uma cooperativa Sicoob para ter acesso às linhas de crédito do Pronaf.

Clique para download do Contrato - Pronaf Simplificado 

*Operação sujeita à análise de crédito.

Informe-se sobre a disponibilidade do produto na sua cooperativa Sicoob.