Cooperativismo de Crédito

Cooperativismo de Crédito


Atividade exercida pelas cooperativas de crédito, instituições de crédito organizadas sob forma de sociedade cooperativa, mantidas pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas de crédito são eficientes para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda.

O objetivo de uma cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis. No Brasil, as cooperativas de crédito são equiparadas às instituições financeiras (Lei 4.595/64) e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.

Em uma cooperativa de crédito todas as operações feitas pelos associados (empréstimos, aplicações, depósitos e outras) são revertidas em seu benefício através de preços justos. Os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento das localidades onde está inserida.

Sendo integrada por no mínimo 20 pessoas, uma cooperativa é uma empresa de dupla natureza que contempla o lado econômico e social de seus associados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa.